18 abril, 2011

Indignação (com Ressurgências Helenísticas)


No passado recente, fui várias vezes acometido pela tentação de empregar este hibridismo mas, por algum respeito (agora admito, condescendente e ingénuo) e recatado pudor, nunca o fiz. Hoje, de ressaca, no fim de uma semana em que fui contundentemente surpreendido, varado por um estupor de asco, durante o vislumbre de uma curta edição de imagens do congresso do PS, complementada pela reles (cereja podre no topo do bolo) indigitação de Fernando Nobre para cabeça de lista do PSD por Lisboa, deixo-me finalmente de rodeios:
Eis-nos definitivamente em plena PORNOCRACIA!

As sequências iam desfilando como se estivesse a assistir e a participar num episódio 3D do “Fringes” no qual estranhos, incompatíveis e hiperbólicos universos se entrecruzassem e nós, os portugueses em geral, (afinal, o grupo ameaçado), neste recanto sem saída do mapa, partilhássemos a irregular zona de intersecção dos mundos com extraterrestres, aberrações e fenómenos ilógicos e inexplicáveis, numa fronteira difusa onde se instalou absoluta e irrevogávelmente, o panxenorealismo! A partir de agora, toda a vergonha se sublima e tudo é possivel!...
No mínimo que nos paguem algumas contrapartidas, sob forma de deduções à dívida, por contribuirmos com case studies sobre as evoluções de um sistema onde despontam os mais absurdos cenários políticos, com as mais catatónicas ou inócuas consequências, modelos jamais imaginados pelos teóricos das Ciências Políticas.
Não me foi fácil conseguir descobrir e sequenciar as palavras para esta crónica e foi necessário, para concluir, amparar-me na sabedoria fantástica dos sinónimos de Ambrose Bierce:


POLÍTICO : Uma enguia na lama primordial sobre a qual se ergue a superestructura da sociedade organizada. Quando se retorce, confunde a agitação da sua cauda com os tremores do edifício. Quando comparado com o estadista, sofre da desvantagem de estar vivo.

POLÍTICA : Uma disputa de interesses disfarçada de competição de princípios. A condução de negócios públicos para benefícios privados.


1 Comments:

Anonymous henedina said...

POLÍTICA : Uma disputa de interesses disfarçada de competição de princípios. A condução de negócios públicos para benefícios privados.

Genial.

19 abril, 2011  

Enviar um comentário

<< Home