18 janeiro, 2010

A Ordem das Coisas ( I ) - Lei de Ohm


Merda!... Agora que corria tudo de feição é que o carro me resvala para o mato. Há bocado foi o boi, ou a vaca ou lá o que era... Aah! Mas desta vez, sinto cá no fundo que vou conseguir. Aquele cretino do Greyhill bem pode ir lá adiante, mas eu sei que ele está com um problema na caixa, que vai ter que moderar o ritmo. É só uma questão de tempo. Depois, passo-o e com esta etapa no papo, a ultima vai ser canja. E amanhã à noite, a abrir os noticiários será “ LANDSMAN VENCE A 6ª EDIÇÃO DO RALLY DA INDOCHINA E CONQUISTA O CAMPEONATO DO MUNDO DE “EXTREME RALLIES””. Em Ho-Chi-Minh City será enfim aclamado aquele que ontem jocosamente apodavam de “menino birrento do automobilismo”, o ”arrogante gincanista”, o “craque dos piões de salão”. E eu nas tintas! Amanhã, a mim as primeiras páginas.
E o parvalhão que se julga seguro com a vantagem, não terá o seu tetra! Já teve muita sorte. Daqui a dois dias passará à história “o mais talentoso piloto da sua geração” e serão desvalorizados a sua experiência do risco, a sua metódica preparação das provas, o seu sangue-frio e condução controlada. My ass!...
Fala-se no diabo... Ali vai ele. Já o apanhei, vamos lá a apertar. É agora.
Abrandou. Boa!... o rio, vai ter de atravessar o vau devagar para não forçar a caixa. É o momento. Olha, o nabo encosta-se à direita. Isto não é a toalha ao chão, é o baixar as calças. Quarta a fundo, pela esquerda, adeus ó tanso! Já estou à frente.
... então!... não é o momento para dar de rabo, aguenta-te! Reduz; ... perdi a tracção! Onde está o chão ... saí do trilho?!... estou a ser levado, a água já está a entrar!
Lansdman calls...SOS...estou a ser arrastado pelas águas...merda!...



LEI DE OHM

A resistência de um condutor, é igual à relação entre a diferença de potencial e a intensidade da corrente.