15 junho, 2007

Os Vencedores do Mar do Norte

Para que se saiba!... O “Clube de Amadores de Pesca de Faro” (CAPFaro) arrebatou o primeiro lugar no Campeonato do Mundo de Pesca desportiva que decorreu na Bélgica de 2 a 8 de Junho. Estes Campeões do Mundo, que não são Ronaldos nem Obikwelus e muito menos mediáticos carregadores de camaroeiros e baldes de engodo da F1, superiorizaram-se aos adversários utilizando uma estratégia inesperada e diferenciadora, tipo táctica do quadrado das praias, que dá pelo vulgar nome de rabeira. Aqui ficam os meus “Muitos Parabéns”!...
...e um abraço especial ao Tó Zé. É reconhecida a sua determinação e empenho em todas as actividades nas quais se envolve (da pesca à flauta e sobretudo à louvável e notável arte de ensinar), mas poucos têm uma fugaz ideia da sua tenacidade e espírito de sacrificio. Todos os anos, em Julho, elege pelo menos dois reputados e exigentes treinadores da especialidade, sujeitando-se a um estágio onde os seus limites são postos à prova, mas cujos frutos são agora evidentes. É durante esse desgastante período de treino que ele exercita a extremos inimagináveis a sua velocidade a empatar anzóis e a iscar, a sua destreza a desembaraçar linhas e a resgatar bóias e chumbadas de rochas e sargaços notóriamente hostis e agrestes, que desenvolve o seu autodomínio e perseverança perante a captura de minúsculos peixes-rei, deselegantes serrões ou inglórias salemas e frequentemente enfrenta o surpreendente e o bizarro, como por exemplo, quando assaltado por inusitada e hitchcockiana gaivota.
Por tudo isso, mas sobretudo pela boa disposição, pela confiança, pelo companheirismo e pela amizade, acho que os seus treinadores se sentem também, um bocadinho, campeões do mundo.


fisherman and the sea © bokchoyboy @ flickr