28 julho, 2007

Os Meus Favoritos ( XLVI ) - Hopper ( 2 )


Room in New York © Edward Hopper




Um reconfortante e avassalador retrato do tédio...




22 julho, 2007

Os Meus Favoritos ( XLVI ) - Hopper ( 1 )


Soir Bleu © Edward Hopper




Un vaudeville nocturne, comme la vie...




15 julho, 2007

WHW

Há um aspecto determinante na vida actual que é sintomático da evolução das espécies e dos tempos. Refiro-me a algumas doenças que no século passado eram obrigatórias, quais praxes a que toda a criança, salvo raras excepções, estava sujeita durante a sua recruta na vida, normalmente associadas a desconcertantes e caseiros tratamentos com origens medievas.
Que é feito do preocupante sarampo, da desconfortável papeira, da terrivel escalatina e outras maleitas hoje quase tão remotas como a raiva? Contestar-me-ão, com toda a propriedade, que os planos de vacinação, que os progressos no campo da saúde e dos hábitos preventivos, das estratégias de rodomização e assepsia sociais, bla e bla....
Pois eu sinto-me desiquilibrado por nenhum catraio que eu hoje conheça ter tido rubéola, entusiasmo-me com algum caso de varicela, mesmo que o infeliz seja um amigo da minha idade e que pelo facto possa ficar com aparência de uma joaninha gigante, e quase lamento que as minhas filhas não tenham tido que passar por esse ancestral ritual de debutantes que era a sistemática dose de sarampo.Nos dias digitais de hoje, as coisas são efectivamente muito mais simples, tecnológicamente simbióticas. Os miúdos acabam por ser como os computadores, seus apêndices naturais ex-machina. Apanham virus... montes de virus!



aka World Health Web

09 julho, 2007

Em Flagrante

De Lito já ninguém esperava nada. Para o forte mas contra o baixo, cedo envergadurara pelas tortuosas vielas do vício, a exemplo do seu irmão Lino, que um dia desaparecera sem deixar ressonâncias. Nessa noite, essas ínvias veredas convergiram no velho conservatório, arrastando-o na sua busca de algo que o permitisse afinar a sua diatónica mente. Não que a musica lhe tangasse grande coisa; bem pelo contrário, como se costuma pautar “Duro de ouvido, coração bemol”. O seu instinto soprou-lhe que aquele velho edifício não deveria ser muito vigiado.


Night Shadows © E. Hopper


Um prelúdio com abertura simples, entrou fácilmente e percorreu alguns intermezzos no escuro, girando claves, forçando portas, na mira de um saque só fónico. Na secretaria foi prestíssimo a localizar onde guardavam o fundo de maneio, ao qual lançou mão sem hesitações. Com a bolsa e as col cheias, experimentou ainda outra sala, onde um luar stravagante que entrava pelas amplas janelas lhe permitiu distinguir, claire e nette, a imponente vitrine com alguns instrumentos alinhados, os outros dispostos adagiamente pelo estúdio. Foi andante que chegou ao grande átrio central. Uma abóbada sustenida, uma escadaria solfégica e em redor, numa disposição que a orientava virada para o centro, voltada para ele, qual regente inesperado, uma galeria de bustos dos grandes compositores, dos mestres cantores, dos contramestres contratenores. Um solene e silencioso auditório.
Como que a iniciar a peça, uma nota plangente. Pouco depois, uma sobreposição suave de cordas e madeiras, o som enchendo em crescendo, com amplitude, a imponente câmara. Uns stacattos atonais e in-harmónicos modularam a composição.
Quando o piano, num finale maestoso e em vibratto prolongado, caiu em cima do Lito, o momento tocou de sobremaneira a exigente plateia, que estremeceu de emoção.Como ao Lito, depois dessa noite, também nunca mais ninguém viu o Lino...

.

07 julho, 2007

Satisfação (de Curiosidade)

  • New Directions in Bioprocess Modeling and Control - M. A. Boudreau & G. K. McMillan
  • O Ultimo Reduto - Patricia D. Cornwell
  • Griffu - Manchette & Tardi
  • Matadouro 5 ou a Cruzada das Crianças - Kurt Vonnegut
  • A Linha de Sombra - Joseph Conrad

...e estou a afiar os dentes para o "Morte a Crédito" do Céline...


para a MRF : " en passant" , a curiosidade nunca matou nenhum gato...!

.

02 julho, 2007

Antecipação

Há já alguns anos que William Halal orienta o projecto TechCast na Universidade George Washington, com base na análise e desenvolvimento de previsões sobre os avanços, saltos e revoluções em todas as áreas tecnológicas de relevo.
O seu grupo trabalha on-line ( http://www.techcast.org/ ) e congrega um núcleo virtual de “think tank” composto por cerca de uma centena de executivos “high tech”, de cientistas e engenheiros, académicos, consultores e futuristas.

Preparem-se pois, para uma antevisão da história do vosso futuro!...